quarta-feira, 4 de março de 2009

Reencontro da Família Wermelinger





Vista da cidade de Duas Barras


Notícia Fluminense 12/09/1967

Família das mais tradicionais, dedicada ao processo e desenvolvimento do parque agro-pastoril das regiões de Duas Barras, Cantagalo, Sumidouro e adjacências, o nome de Wermelinger tornou-se conhecida e respeitada com vários dos seus membros formados em engenharia, advocacia, economia e na carreira militar.

É originaria da Suíça, distritos de Sursee, Willisau, Lucerna e é conhecida dede o século XV.Assim,temos Hans, que foi o primeiro magistrado em 1525.Hans também que foi chefe de cantão em Ruswill, construindo em 1575 a capela de Buholz Gaspar, foi canteiro de Ruswill conquistando três bazões em 1956.Encontra-se estes dados no “Dictionaire Historique e Biographique de La Suisse”.

O primeiro Wermelinger a chegar aqui foi Xavier Wermelinger, casado com Catharina Egglin e mais 5 filhos, em 1819 sendo uma das famílias fundadoras de Nova Friburgo, antiga Morro Queimado, sendo destinado por sorteio a morar na quadra nº 61.Naquela época, diversas outras famílias também viram como Erthal, cujo primeiro membro casou-se com Catharina filha de Xavier e Ainda Monnerat, Lutterbach, Eggendorn, Stutz, etc.
Desde 1819 que os Wermelinger não mantinham contato com os da Suíça.Entretanto um membro da família, Walter Wermelinger da Costa, residente na rua Dr.Celestino, 172, apto. 404 – Niterói, que é advogado, pesquisando na Embaixada da suíça, conseguiu estabelecer o liame, mantendo desde 1962 correspondências com um Wermelinger, residente em lucerna.

Finalmente , a 31 de julho último, foi realizado o contato pessoal, uma vez que chegou ao Aeroporto do Galeão, o Sr Walter Wermelinger , residente em Lucerna, com atividades profissionais na cidade de Zurique, Suíça.

Comemorando o auspicioso acontecimento , após quase 150 anos de separação, os Wermelinger residente em Duas Barras deram uma pequena festa em homenagem à data que desde então, ficou gravada em letras de fôrma no coração de toda família.

Como intérprete da língua alemã, funcionou o acadêmico de medicina Christian Gaudere, residente em Niterói.

11 comentários:

  1. Minha avó eh neta de um Wermelinger!!! Poxa q maneiro... Algum Wemerlinger aí me add no msn thaistwilight@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. pow meu mome e nathalya de araujo wermelinger e esse nome e um maior suseso minhas amiga (o) nao acredita que esse nome vem da Suíça eu sou muito felis com esse nome vcs da Suíça e vcs que tem nome wermelinger que e meu parente me (adisone no msn:nathalya_wermelinger@hotmail.com
    e no orkut: cinderela_753@hotmail.com)um beijos para vcs wermelinger ♥♥

    ResponderExcluir
  3. oi, eu nome victoria sabbatino wermelinger
    e gostaria de saber se vai haver a festa do wermelinger este ano?? ^^

    ResponderExcluir
  4. So vai ter encontro da família agora so em 2011, o encontro se da no último do domingo de junho por tradição.
    msn:horix_29@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Nelson Wermelinger e eu moro em Araguaina, Tocantins. Nos que viemos do sul para esta regiao so temos tempo para trabalho e nao para perder tempo com festinhas e bobagens como esta

    ResponderExcluir
  6. Oi meu nome é Tâmires de Souza Wermelinger e o meu pai é filho de Wermelinger legitímos e que no acaso eram primos legítmos, portanto o sobrenome dele consta somente Evandro José Wermelinger!
    Tenho muito orgulho do meu sobrenome...
    Wermelinger de ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Tiago, vai ter o encontro agora em junho? Não recebemos nenhuma comunicação.... Aguardo seu retorno, Abç. Roberta Wermelinger Cabral

    ResponderExcluir
  8. oi , queria saber tambem desta festa estamos ansiosos , vamos wermelingers vamos agitar esta festa , nao vamos passar em branco , nao pode parar vamos agitar a noca e a velha geração , abrçsss a tds .

    ResponderExcluir
  9. a festa dos wermelinger este ano vai ser no dia 11/08/2013.
    ats,angélica wermelinger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quero saber o local endereço um telefone para se comunicar! ass: gabriel wermelinger

      Excluir