quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Impressões do padre Jesus e Maria sobre Duas Barras Parte III

Disse-me mais este bom homem, cordialmente piedoso:

- Institui para sempre e perpetualmente por testamento, duas Missas para serem celebradas annualmente: uma à Sagrada Paixão de Nosso Senhor Jesus Christo e outra às Sete Dores de Nossa Senhora , sendo a primeira na Sexta-feira da Paixão, e a segunda Sábado da Paixão, antes do domingo de Ramos; e esta minha instituição será cumprida fielmente por mim enquanto vivo fôr e por meus herdeiros depois de minha morte. Deu, offertei e fiz devoção à Santa, entenda-se à Fábrica, da minha situação Diamantino, para sempre toda a sua renda será para a Santa; eu mesmo continuarei a administrar-la por meiso de memiros de minhas inteira confiança, não tendo a irmandade em tempo algum direito nem domínio de qualquer espécie sobre a dita situação.

Eu também do mesmo modo quanto já fiz e pude fazer, nunca irá para a posse nem domínio da irmandade, mas sim tudo para a Fábrica d'esta Egreja.

Que lauto almoço tão opíparo tive eu n'esse dia abençoado mim vezes e mais"Que acção de Graça a Nosso Senhor depois da Santa Missa! Ó dia bendito, alegre e risonho, para mim serás in perpetuum o Dia Milagroso ou Dia de Milagre, o dia 24 de Maio de 1911, mez de Flôres de Maria Santíssima, dia de Nossa Senhora Auxiliadora.

Esta situação , a que o Sr. Estevinho se referiu, constad de dez alqueires de boas terras, em cafezzaes, cannaviaes e matas com três boas casas de moradias, distantes apenas um kilômetro desta Matriz, ao nascente; ; a estrada de Bom Jardim passa atravessando a situação , que é hoje conhecida já por Terras da Santa. Eu a estimo em sete contos de réis.

Consta-me que uma pessoa da familia Wermelinger tenciona dar-me toda cal, e uma outra pessoa, também Wermelinger quer dar todo o Fôrro.Diversas pessoas me offerecenram dias de serviço, semanas e até mezes.

De sua importância e maor ponderação é o seguinte:- tudo quanto me deram e offereceram foi espontaneamente: Aqui, só exclamando com o Profeta:"Bendito sejaes, ó meu Deus e Senhor , que tendes em vossas Mãos as chaves de todos os corações e os abrs e inclinaes para onde e como voz apraz!"

Ps actos religiosos são bem frequentados e assistidos, com louvável religiosidade e recolhimento piedoso. Nos dias santificadoshá grande affluência de fiéis à Egreja, com piedoso respeito , havendo sempre frequência dos divinos Sacramentos, ouvindo atenciosamente as predicas até ao fim, e ao terminar o acto religioso, veêm piedosamente beijar o santo crucifixo, que em minhas Sagradas mãos lhe ofereço, trazendo e depositando na salva expontanemante suas generosas dadivas, oblações e ofertas.

A devoção dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, pupilla de meus olhos, aspiração de todos meus mais intimos almejos e cordeaes anhelos, deixa muito a desejas, é verdade, relativamente à sua canonica e regular organizaçao no fiel desempenho das suas obrigações de zelados e zeladores; porém , ao meu ver, é clarividente um grande milagre dos Sagrados Corações; a pratica de tanta virtude, robusta fé, esperança firme e caridade ardente, tendo por consequencia a solida piedade , a devoção pratica , a dedicação, o sacrificio e abnegação, e sobremodo a frequente recepção dos divinos Sacramentos. Mil vezes e mais abençoada seja!

Ás primeiras Sextas- feiras bem póde chamar-se Flos Florum e Rosa Rosaoum, a flôr mais aromatica e flagrante e a rosa mais esbelta e mimosa, deliciosa e cheia de encantos, do Jardim d'esta Santa Egreja de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário