quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Impressões do padre Jesus e Maria sobre Duas Barras Parte II

É dignissimo de feliz memoria e dos mais cordiaes encomios: a fundação e doação e este Bispado, da Egreja de Nossa Senhora da Guia, na estação de Monnerat, filial d' esta Matriz , pela Exma. Sra D. Anna Maria Monnerat, coronel José Constancio Monnerat, cuja firma Viuva Monnerat & Filhos, por escriptura publica passada n'esta Villa pelo tabelião Domingos José de Souza , a 21 de janeiro de 1892, no valor de vinte contos de reis.Para esta obra toda meritoria, muito e efficazmente concorreu e sobremodo com sua grande influencia e intima amizade, o Sr.Coronel Paulno Luiz de Freitas, grande negociante, abastado capitalista, altamente conceituado e por todos bemquisto e respeitado na Estação de Monnerat.

O sr José de Oliveira lach, por sí e seus amigos, concorreu com toda cêra para a celebração de todo o mez de Flôres e Maria Santíssima, e bem assim por sua dedicação coordenou a Capellania das primeiras Sextas-ferias ao Sagrado Coração de Jesus.A irmandade nada me deu, nem para guizamentos, nem siquer duas velas para as Endoenças a Santa Paschia da Ressureição de Nosso Senhor!

O Sr. José Antônio Wermelinger deu-me a madeira e as ferragens para uma meza na Sala dos Milagres e promessas, n'esta sacristia, e eu gastei com a mesa 36$000 rs.

O Sr. João de Almeida, relativamente pobre, mas cordialmente piedoso, com todos os seus, engordou três capados de meias, e me deu 70$000rs. para as santas Imagens.

Com minhas economias comprei e paguei duas casas com dois alqueires de boas terras, perto d'esta Egreja Matriz, para Fábrica: uma para residência parachial, outra para renda perpetua das santas Imagens, conforme o meu livro de Lembrança e de Consciencia.Estas duas propriedades, com alguns melhoramentos que n'ellas fiz, estão em sete contos e seiscentos mil réis (7.600$000, e mais 1.120$000 total 8.720$000 rs.) Para que os meus Successores não sofram as amarguras e mais difficuldades de todo gênero porque passei, máximé tendo de rosto uma irmandade totalmente irregular e por isso abusiva, e sobremodo insuportável a um Parocho zeloso de seus deveres e também de seus direitos.

É preciso que se saiba que esta irmandade, em todo este 4º anno do meu Parochiato, não assistiu nem ao menos a uma missa Dominical, não mandou celebrar nem ao menos uma só Missa à Padroeira, não me deu nem ao menos uma vela para o Altar, nem um cetil em auxílio de guizamentos!Singular irmandade, que de irmandade so tem o nome...

Diversas pessoas deram-me cem vélas de cêra pura, de vários tamanhos, parte de milagres operados pelos Santos, cujas iamgens se veneram n'esta Egreja. Demuito longe aqui vêm pessoas devotamente e em penitência: pagar suas piedosas promessas e satisfazer seus religiosos votos.

O sr Custódio Júlio deu-me um vinhário, grande madeirão, paa a Egreja nova ( que pretendo construir para as sagradas Imagens do Sagrado Coração de Jesus e do Immaculado Coração de Maria), e mais a quantia de 220$000 rs., sendo 120$000 rs. já incluídos acima, para a Fábrica, e 100$000 rs. para as santas imagens.

O Sr. Estevão de Oliveira Lach, conhecido por Estevinho, casado na muito catholica família Wermelinger, entre todos é sempre saliente qual estrella scintilante e sobremodo ainda se mostra sempre sobre todos e mais que todos, qual sol fulguramente por sua piedade solida e zelo pratico, o mais dedicado à Igreja e às suas leis obedientissimo até o exemplo , e sempre em intima união, franqueza e lealdade com todos os Parochos; pagou todas as despezas com o aperfeiçoamento da Sala dos Milagres, que me serve de gabiente n'esta sacristia da matriz; deu-me um paramento rôxo e um pavilhão branco ára p Tabernaculo do Santissimo Sacramento do Altar-mór; tres latas grandes de azeite de oliveira para alumiar Nosso Senhor , o que estimo em 350$000 rs.

N'esta mesma Sala dos Milagres , às 10h da manhã de 24 de maio, festa de Nossa Senhora Auxiliadora dos Christãos, disse-me:

- Sr Vigário, eu sei que o senhor deseja e pretende construir uma Cappela para as santas Imagens do divino Coração de Jesus e do Immaculado Coração de Maria Santíssima; se bem entender edificai-a em minhas terras, escolha o lugar onde quizer, na certeza que ponho à sua disposição todas as minhas mattas e porei no lugar construção todos os tijolos e telhas, tudo a minha custa; bem gostaria eu de a construir toda à minha custa, mas não posso, porém eu hei de dar mais, lá para diante...

Eu tinha celebrado havia poucos minutos ; fiquei tão comovido e admirado, até ás lágrimas, quão surpreendindo e jubiloso em contentamento e alegria, e tudo de certo por milagre dos Sagrados Corações; pois na verdade almejo e anhelo este alvo, mas a ninguém o tenha dito ainda:edificar uma Capella ou Egreja aos Santissimos Corações.Acceitei cheio de reconhecimento tão grande offerta abençoando esta grande alma e generoso coração e a todos os seus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário